Blog

Guia de instruções para clientes: Tudo o que você precisa saber sobre fibra óptica e seus equipamentos

Afinal, o que é a fibra Óptica?

A resposta é simples: a tecnologia mais utilizada no mundo! Ela se resume basicamente a um “canudo” de material semelhante ao vidro, só que muito fino, quase como um fio de cabelo. Dentro desse “canudo” é por onde passam os sinais em forma de luz, semelhante ao laser, que pode ser observada no exemplo a baixo:

Exemplo de cabos de fibra óptica

Cabos de fibra óptica visto por dentro

Problemas mais comuns com a internet:

Nós da GL Fibra, estamos sempre trabalhando para levar aos nossos clientes a melhor conexão possível. A internet, assim como tudo, evoluiu muito de uns anos para cá, e, nos dias de hoje, quando o cliente escolhe um provedor sério como nós, que segue as normas dos órgãos reguladores, poucos problemas existem quanto a questão de instabilidades na conexão.

Os problemas mais comuns referentes a problemas na conexão, por incrível que pareça estão mais relacionados a energia elétrica do que propriamente dito em relação a internet. As casas que possuem o DPS (dispositivo protetor de surto) normalmente não sofrem com este tipo de problema. Já as que não tem o DPS, quando ocorrem oscilações na rede elétrica por qualquer motivo que seja, isso pode refletir em problemas na conexão, como travamento total (internet para de funcionar) ou parcial (internet fica lenta), e por isso que uma das coisas que nós recomendados, e que você provavelmente já ouviu, é “retire os equipamentos da tomada (ROTEADOR WI-FI e ONU), aguarde 5 minutos e ligue novamente”. Esse procedimento, mesmo que simples, resolve quase 100% dos casos de lentidão ou qualquer outro tipo de instabilidade no sinal, justamente por reiniciar esses aparelhos, que por conta das oscilações de energia, podem travar e as vezes até queimar.

 

ONU e o significado de cada uma de suas luzes

A ONU tem quatro leds importantes, que seriam eles: POWER, PON, LAN e a LOS, conforme a imagem a baixo:

 

Aparelho ONU

POWER = tem que ficar sempre acesso, pois isso significa que a energia elétrica está chegando ao equipamento, ou seja, significa que a ONU está ligada.

PON = Logo que se liga a ONU, fica um tempo piscando, porque está sincronizando com a nossa central, mas depois ela tem que estabilizar (ficar aceso sem piscar) em no máximo 2 minutos.

LAN = Varia de modelo da ONU, mas geralmente ela fica piscando rapidamente quando há trafego de internet, ou seja, enquanto estiver piscando significa que a conexão está sendo usada, e quando ela fica acessa de forma contínua, normalmente é quando não há tráfego de internet.

OBS: a luz LAN indica que há conexão entre o roteador e o aparelho da fibra, se essa luz estiver desligada, pode ser que o cabo esteja mal conectado, ou que haja algum problema com o roteador, neste caso.

LOS = Esse led fica sempre apagado, mas quando acende, indica que o sinal da fibra não está chegando até a ONU, normalmente isso pode estar atrelado a um conector mal encaixado ou danificado, ou até mesmo um problema interno ou externo da casa. Então caso essa luz acender, o ideal é entrar em contato conosco para que possamos verificar as causas.

Roteador: Esse é o equipamento responsável por converter o sinal do cabo UTP que vem da ONU em sinal WI-FI que vão para os celulares, TV’s e outros dispositivos que tenham WIFI, conforme a imagem a baixo:

Roteador HUAWEI WS5200

 

“Se eu estiver com dificuldades para usar a minha conexão, pode ter alguma relação com o meu roteador?”

A resposta é: SIM!! As especificações e configurações de um roteador estão intrinsicamente ligadas a qualidade do serviço, pois estes aparelhos são eletrônicos, e com o tempo de uso, exposição e diversos outros fatores, ao longo dos anos estes aparelhos podem apresentar defeitos, que podem interferir na qualidade da navegação e do serviço, dentre estes problemas estão: lentidão, quedas na conexão e dificuldades para gerir a conexão da internet quando há vários dispositivos conectados ao WI-FI.

 

“O que significam as antenas no roteador? quanto mais, melhor?

 

Ao contrário do que possa parecer, a quantidade de antenas de um roteador NÃO aumenta o alcance do sinal! O ganho total do dBi é o mesmo! ou seja, em teoria, um roteador de uma ou de quatro antenas teria o mesmo alcance do sinal, o que mudaria de um para o outro seria a melhora no tráfego de dados, isso porque quanto mais antenas, mais pontos de transmissão e recepção de sinal.

Para exemplificar, vamos supor que você tenha um roteador tem três antenas. Enquanto uma delas estiver recebendo sinal, as outras duas podem transmitir sinal para dispositivos diferentes. Um roteador com duas antenas, teria que transmitir o sinal para diversos aparelhos por meio de um ponto só e já um roteador de apenas uma antena, precisa alternar entre a função de receber e transmitir o sinal.

Ou seja, a quantidade de antenas sempre será positiva, mas isso não significa que por o roteador possuir 4 antenas, o sinal irá chegar até na esquina, ou que o mesmo não possa apresentar alguns problemas devido o fato de ter 4 antenas.

 

Organização dos cabos na ONU e no ROTEADOR-WIFI

Esta é a forma de como os cabos devem ser conectados na ONU. Em uma das entradas é encaixada a fonte que deve ligar o aparelho na tomada, na entrada LAN é onde vai sair o cabo que irá ligar a ONU no ROTEADOR. Já no roteador, você deve conectar o cabo na entrada WAN e jamais alterar os cabos de posição, pois se fizer isso, a conexão não irá funcionar.

Outra coisa importante, EVITE MEXER NO CONECTOR DA FIBRA, pois ele é sensível e quebra por dentro com facilidade.

Além disso, jamais pressione o botão RESET de nenhum dos dois aparelhos! Pois somente um técnico nosso irá conseguir reconfigurar tudo de novo! E se os equipamentos forem danificados, ou resetados, normalmente esse serviço é cobrado.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

Informativo

O Monstro LGPD

Por: Nelsir Luterek No mundo que vivemos, temos um grande costume de que nada acontece no meio digital. E quando falamos de LGPD (Lei Geral

Leia mais
Tenho interesse!