Blog

O Monstro LGPD

Por: Nelsir Luterek

No mundo que vivemos, temos um grande costume de que nada acontece no meio digital. E quando falamos de LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados Lei nº 13.709/2018) temos um pensamento que no “brasil nada vai pra frente”. Mais se a LGPD existe, vai afetar o meu negócio? Qual a importância? Porque devo implantar?
Com a LGPD impactando diretamente nas empresas, começa a aparecer um dos maiores problemas, a nossa própria concorrência, pois estará adequada a Lei. E consequentemente ocorrerá um outro problema, só que desta vez interno, os dados dos meus clientes, esses dados são considerados excedentes e não podem ser guardados após o término do contrato de relacionamento, sendo passivos ilegais.
Ao falarmos sobre a Lei devemos levar em consideração que ela é importante, para gerar transparência para meu cliente, eficiência para minha empresa e acima de tudo gerar novos valores. Imagine uma montanha sendo escalada, tendo como objetivo chegar ao ápice sendo a correta regulamentação do seu negócio. As vezes tornando-se uma corrida contra o tempo!
Hoje nossa vida é cheia de rastros digitais os quais formam um perfil, fazendo com que os nossos dados valem muito dinheiro ou seja retirando nossa liberdade de escolha. Segundo o Dr. Fábio Leandro a importância da Lei é “proteger todos nós do perigo online”.
O “porquinho” vai ficar magro?
Custo sempre terá para toda e qualquer implementação ou inovação. É igual você ter uma moeda, tem os dois lados, a LGPD é da mesma forma: o lado positivo que sua empresa terá notoriedade, prestigio perante seus clientes e seus concorrentes. O lado negativo que você vai investir para estar seguro e dentro da lei que foi estabelecida pelo País.
A LGPD veio para mostrar aos gestores que contratar o “vizinho” do sobrinho vai sair mais caro do que se realmente contrata-se um profissional qualificado.
Segundo o Pedro Henriques do site https://indicca.com.br o não cumprimento da Lei causa “além do impacto financeiro a empresa que comete falhas relacionadas ao tratamento dos dados pessoais certamente vai sofrer com uma mancha em sua história. O vazamento de dados, quando feito por alguém mal-intencionado, exige que a identidade do responsável pela falha seja revelada imediatamente. Essa exposição, além de fazer com que o funcionário fique malvisto e perca totalmente sua credibilidade pessoal, fragiliza a imagem de confiança passada pela equipe e marca a história da empresa”.
Adequar à Lei LGPD é a melhor solução contra os “engraçadinhos” que tentam agir de má fé.
Com a Lei Geral de proteção de dados, você cliente estará mais seguro, a Lei trás maior segurança a todos.

 

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também

Tenho interesse!